Arquitetos sugerem a construção de estufa no topo da Catedral de Notre-Dame

Notre-Dame

Estúdio francês quer produzir alimentos na catedral atingida por incêndio e “re-introduzir biodiversidade, educação e solidariedade” no local

Segundo o site Arch Daily (um dos maiores portais sobre arquitetura no mundo), um estúdio quer transformar o teto da Catedral de Notre-Dame – recentemente destruído em um incêndio – em uma estufa e centro para educação ambiental.

A NAB Studio (no momento da elaboração deste texto o site está fora do ar) participou de um concurso de ideias para reconstrução da catedral organizado pelo governo francês, apresentando o projeto denominado in green for all, ou verde para todos em uma tradução livre.

A agulha da torre seria transformada em uma estrutura para abrigar colméias de abelhas. Ainda segundo os responsáveis, o espaço serviria para reintegrar profissionalmente os pobres através de aulas sobre agricultura urbana, horticultura e permacultura.

A fundamentação ideológica para o projeto segue com a proposta de uso das cinzas do telhado para a confecção de vasos de plantas e outros utensílios, com a “criação de uma metáfora entre o velho e o novo e a aceitação do curso da história”.

A ideia não deverá sair das pranchetas virtuais dos criadores. Para muitos, um alívio.

Posts relacionados