Açores quer abater 10 mil vacas para aumentar o preço do leite

Açores

Arquipélago no Atlântico pensa em tomar medidas drásticas para melhorar a situação dos produtores de leite, um uma queda de braço com laticínios

O Arquipélago de Açores fica no Atlântico, distante cerca de 1600 km de Portugal. As 9 ilhas que fazem parte do arquipélago possuem 2322 km2 , com uma população de 247 mil habitantes. Em 2015, o rebanho leiteiro de Açores era de 89 mil cabeças que produziram 250 milhões de litros, resultando em 58,6 milhões de litros de leite UHT e 12 mil toneladas de queijo. Para saber mais dados sobre a agricultura do Açores, acesse este documento em PDF.

Agora, enfrentando uma crise de preço e conflitos com os laticínios, a associação dos produtores do arquipélago pensa em adotar uma solução radical para o preço baixo recebido pelo leite na região: abater 10 mil cabeças, já agora no mês de maio.

O valor pago ao produtor pelo litro de leite no Açores é o mais baixo da Europa, ficando em cerca de 27,49 centavos de euro, sendo que é considerado um dos melhores em qualidade, em toda a União Européia.

Posts relacionados