Polêmica em Uruguaiana, RS: panfleto contra agrotóxicos com a marca da prefeitura circula no WhatsApp

Uruguaiana

Panfleto apareceu em grupos do WhatsApp com declarações contra o uso de agrotóxicos e suposta assinatura da Secretaria de Saúde do município

Uruguaiana, no extremo oeste do RS, é uma cidade com forte economia baseada no agronegócio. O prefeito, Ronnie Peterson Colpo Mello, é do PP, um partido conhecido no estado como defensor do produtor rural.

Começou a circular nesta quinta, 14 de fevereiro, um panfleto preto de título “Agrotóxico Mata – Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”, bem conhecido e disponível na internet em uma grande quantidade de canais que fazem este tipo de protesto, sempre com aquelas estatísticas “mágicas”, como a famosíssima “Cada brasileiro consome 5,2 litros de venenos por ano”. Mas este não é o problema.

Frente do panfleto

No rodapé do verso do panfleto, aparece uma etiqueta ou impressão da marca da Prefeitura de Uruguaiana e da Secretaria Municipal de Saúde, programa Saúde e Família. Segundo pessoas da região que entraram em contato com o Blog do Farmfor, representantes da prefeitura afirmam não saber a origem do panfleto e que estão apurando responsabilidades.

Verso, com a marca da prefeitura.

Não há como saber ao certo a origem do panfleto e se é autêntico, ou uma pegadinha de alguém que quer negativar ideologicamente a administração do prefeito, colando uma etiqueta da Secretaria de Saúde em um panfleto existente, largando em grupos do WhatsApp só para “causar”. Nós entramos em contato com a prefeitura por e-mail, mas ainda não recebemos a resposta.

Na dúvida, é melhor aguardar a posição oficial dos envolvidos e punição dos culpados em caso de falsidade na comunicação.

Posts relacionados