O legendário piloto de provas David Abbott “Ab” Jenkins atingiu a marca no deserto, para promover os então desacreditados pneus em tratores

 

Até o início dos anos 30, ninguém acreditava em pneus de borracha para tratores. Tudo funcionava na base do rodado de ferro. Harvey Firestone (sim, da Firestone) querendo mostrar para todo mundo que pneus eram viáveis, contratou o corredor David Abbott para demonstrações em feiras agrícolas. Em muitas delas, tratores iguais eram colocados lado a lado em pequenas corridas, um com rodas de ferro, outro com pneus.

trator a 110

 

 

Em 1935, uma das corridas promocionais foi realizada no deserto deserto de sal Boneville, em Utah (local famoso por receber testes com super carros). Na ocasião, David Abbott “Ab” Jenkins conseguiu tirar do trator equipado com pneus a marca de 110 km/h. Ele ficou conhecido como o “fazendeiro mais rápido do mundo”.

 

 

Curiosidades

O corredor David Abbott “Ab” Jenkins, que também foi prefeito de Salt Lake City nos anos 40, morreu em 1956, aos 73 anos enquanto viajava pelo interior dos Estados Unidos. No meio do trajeto, avistou na beira da estrada um outdoor com a imagem de um trator. Enquanto contava aos acompanhantes sobre a aventura do recorde em 1935, teve um ataque cardíaco fulminante.

Posts relacionados