O uso de cartão de crédito na venda de produtos agrícolas

cartão de crédito

Pequenos produtores podem aproveitar os benefícios do uso de cartão de crédito como forma de recebimento nas vendas. Saiba como

 

Oferecer mais uma opção para os clientes na feira, vendas de estrada, mercado público e outros locais pode ser vantajoso para o produtor rural. Vamos aqui dar o exemplo da “Moderninha”, um sistema do UOL que combina recebimento de valores de várias bandeiras de cartões de crédito e a emissão de um cartão pré-pago para o usuário gastar o que recebe, se quiser, também via cartão.

Se você já conhece como funciona a dinâmica do uso de cartões, pode acessar o sistema do UOL por este link.

Básico do uso de cartões

Muitas pessoas possuem cartões de crédito como opção de pagamento com prazo nas compras do dia a dia, pra dispensar o dinheiro por segurança ou até mesmo como “mesada” para os filhos. Se você oferece a possibilidade de pagar com o cartão, abre o leque de pessoas atendidas (aquelas que já estão sem dinheiro na feira, mas só possuem o cartão) e tem mais chance de fazer venda por impulso. Bandeiras são as “marcas” de diversos cartões, como Visa, Mastercard, Banricompras e muitos outros. Quanto mais bandeiras o seu sistema aceitar, mais chance de vendas.

Pagamento para o agricultor

Como qualquer comerciante, quem oferece cartão, recebe o valor da venda em alguns dias (para cartões de débito), em 30 dias para vendas simples ou em prazos determinados para financiamentos rápidos. Esta última opção é mais rara em venda de alimentos, mas nunca se sabe quanto alguém vai pedir para comprar algo maior em sua propriedade. Este valor poderá ser financiado e você receberá em parcelas ou um valor integral, descontado o juro. O comprador vai pagar parcelado para a administradora de cartão, você, receberá em uma única parcela.

Atenção nas taxas: se você vender R$100,00 em produtos, receberá, por exemplo, R$95,00. Cada operadora trabalha com uma taxa diferente.

A máquina

Para receber por cartão, você precisa de uma máquina que lê o cartão, autoriza e processa o pedido. No local da venda, é preciso ter internet por wi-fi do local, acessível para você, ou cobertura celular 3G. A própria máquina já vem com chip de uma operadora de celular, escolhido no ato da compra.

 

 

Venda por cartão, receba no seu próprio cartão

Com o serviço do UOL/PagSeguro, existe a possibilidade da emissão de um cartão pré-pago em nome do assinante do serviço. As vendas que você faz na feira, os valores recebidos, poderão ir para o saldo deste cartão. Assim você recebe sem precisar conta em banco. Você, agricultor, pode usar este cartão para as compras do dia a dia, abastecer no posto e etc.

Saiba mais sobre o sistema, acessando o site do UOL/Pagseguro.

Posts relacionados