O Brasil vai virar uma Venezuela antes da Venezuela virar um Irã?

o brasil vai virar uma venezuela

Nosso vizinho do norte se aproximou muito do Irã nos últimos tempos, especialmente na área agrícola. Como fica essa história em um governo Lula?

A afirmação “o Brasil vai virar uma Venezuela” é presença constante nos debates políticos da internet, especialmente depois das eleições presidenciais de 2022. Os críticos enxergam potencial para o Brasil ter o mesmo destino deste país com a vitória de Lula e a aplicação de suas políticas.

Neste alinhamento, entra um terceiro elemento, o Irã. O país vem firmando uma série de acordos com Nicolás Maduro, incluindo o uso de 1 milhão de hectares de terras venezuelanas e seus recursos naturais para plantio de alimentos.

Em junho deste ano, Maduro viajou até o Irã e assinou acordos de cooperação com o presidente Ebrahim Raisi que vão durar 20 anos. Além da parceria agrícola, os países vão negociar tecnologia na área de petróleo (o Irã vai reformar as refinarias venezuelanas), defesa, turismo e cultura. São dois países com forte antiamericanismo que vão juntar forças.

Um milhão de hectares

Pouco se sabe como será realizada esta parceria na área agrícola, além da quantidade de terra em questão e que o objetivo é claro: plantar na Venezuela para alimentar o Irã. A constituição venezuelana em seu Artigo 13 proíbe a venda, cedência ou arrendamento de terras para estados estrangeiros. Sendo assim, o projeto deverá ser desenvolvido com parcerias locais com dinheiro e tecnologia iraniana. A Venezuela tentará se beneficiar das técnicas de plantio do parceiro e garantir pra si alguma segurança alimentar no processo.

Agricultura na Venezuela

Agricultura na Venezuela. Foto: Bloomberg.

Segundo a Iran International, mídia especializada em conteúdo sobre o Irã baseada no Reino Unido, tá tudo certo. Oficiais do governo teriam afirmado que a Venezuela concordou em ceder o território para o plantio e que o país oferece oportunidades melhores em relação ao Brasil e a Rússia no plantio de soja e milho. O Irã está em busca de 7 milhões de hectares em países parceiros para plantio, enquanto o próprio cultiva 12 milhões.

Terra e asilo político

A mesma Iran International afirma que recentemente começaram tratativas com a Venezuela para que o país seja um destino seguro para líderes do Irã e seus familiares se os protestos em curso piorarem.  Vários voos saindo do aeroporto de Teerã com destino a Caracas teriam sido vistos com considerável quantidade de carga e poucos passageiros com ou sem bagagem.

O Brasil de Lula e a Venezuela

lula e maduro

Maduro ligou para Lula logo após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, parabenizando o candidato petista pela vitória e lembrando que os dois concordaram em retomar a agenda de cooperação entre os dois países.

O cenário futuro no Brasil é incerto, mas sabemos que Lula sempre foi parceiro forte da Venezuela, de Chavez a Maduro, em uma nação cada vez mais ligada ao Irã. Em um mundo de embargos e sanções, que não sobre nada de ruim para o Brasil.

Posts relacionados