Köla Hydromat, uma colheitadeira que você não conhece

Köla Hydromat

Köla HydromatA Köla Hydromat foi a primeira colheitadeira do mundo com transmissão hidrostática, fabricada pela empresa alemã Ködel & Böhm

Fabricada entre 1966 e 1969, a Köla Hydromat tinha a pioneira transmissão hidrostática com dois motores hidráulicos nas rodas, tracionando a colheitadeira que tinha um visual bem avançado para os anos 60, com um acabamento na cor branca ou vermelha.

 
Vídeo da Köla Hydromat (sem som) direto dos arquivos da SDF.

O motor era Perkins de 6 cilindros e 106 hp e o tanque graneleiro tinha capacidade para 2800 litros. As plataformas variavam entre 3,6 e 6 metros. Mais especificações pode ser vistas no site Kone Data e aqui.

Köla Hydromat
Köla Hydromat
Köla Hydromat
Acima: três imagens da colheitadeira, catalogadas no arquivo histórico da Deutz.

A Köla virou a base de diversos modelos de colheitadeiras da Deutz-Fahr (chegou a ser vendida com o novo nome como Fahr M1250) e influenciou as séries 1300 e 1600.

A Ködel & Böhm

A fabricante da Köla Hydromat foi fundada em 1870 na cidade de Lauingen, na Alemanha. No início, produzia cortadores de beterraba, até que em 1890 foi projetada a primeira debulhadora, conseguindo ser a líder no setor em toda a Europa nos anos 30, com a marca de 100 mil máquinas entregues.

A fabricação de colheitadeiras começou nos anos 60. No final da década, a empresa seria vendida para o grupo Deutz (KHD) que mais tarde seria a Deutz-Fahr que conhecemos.

Veja também: Trator Deutz D 16006.

Fontes

História da engenharia agrícola (Geschichte der Landtechnik).

Posts relacionados