FARSUL disponibiliza planilha para simular a composição de dívidas rurais

Posted by on 23 de agosto de 2018

Planilha está no site da FARSUL. Saiba como usar a ferramenta para simular as dívidas.

 

Segundo nota publicada pela FARSUL:

 

Tendo em vista a grande demanda que temos tido por informações sobre as renegociações de dívidas do BNDES e do BB, a Farsul elaborou uma planilha que simula, a partir do montante da dívida, como será o pagamento anual. Fizemos uma Nota Técnica e uma planilha automatizada, ambas disponíveis no site da Farsul. Agora fizemos um vídeo explicativo de como preencher a planilha (que é moleza) e, principalmente, como interpretar os resultados, de forma a ajudar o produtor a tomar sua decisão.

 

Saiba como fazer no vídeo abaixo:

 

 

Com a dificuldade de parte dos produtores rurais em manter o atual perfil de suas dívidas rurais, a Comissão Externa do Endividamento do Setor Agrícola, da Câmara dos Deputados, recebeu propostas de renegociações feitas pelo BNDES e Banco do Brasil.

 

O Sistema Farsul elaborou uma Nota Técnica analisando e comparando as duas propostas. O objetivo é auxiliar na escolha do produtor em aderir ou não a um dos formatos. Também foi disponibilizada uma planilha onde pode ser feita a simulação dos valores, colaborando na decisão a ser tomada.
Entre as diferenças das propostas, está o fato de que no BNDES o produtor terá um novo crédito, suas dívidas são quitadas e uma nova é criada por meio de um banco operador que assumirá o risco de inadimplência. Já a renegociação do Banco do Brasil se caracteriza por ser um alongamento das dívidas já contratadas com a instituição. O levantamento realizado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, avalia as vantagens e aponta os cuidados necessários com cada uma das formas.

No site da Federação também está disponibilizado uma planilha eletrônica onde o produtor pode preencher os valores fazendo a simulação das duas propostas. Desse modo, ele poderá avaliar cada uma das situações fazendo a melhor escolha. O material também foi enviado aos Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul.

 

Acesse o site da FARSUL ou diretamente a planilha.

 

Mais sobre a FARSUL no Blog do Farmfor.

Facebook Comments

Simple Business by Nimbus Themes
Powered by WordPress