Neurocientista dos EUA descobriu algumas coisas sobre compradores de produtos orgânicos.
Hoje em dia, fazem estudo para todo o tipo de coisa.
Não é piada: Rachel Herz, uma neurocientista da Brown University, realizou uma pesquisa (séria) e descobriu que pessoas que compram produtos orgânicos possuem alguns traços comportamentais nada agradáveis.
A metodologia foi bem estranha: um grupo de pessoas foi exposta a fotos de produtos com a etiqueta de orgânicos e outro a imagens de comidas caseiras e bem populares, sem referências a orgânicos. Enquanto visualizavam as imagens, eram indagadas sobre questões morais e convidadas para participar de ações voluntárias. O grupo “orgânico” fez mais julgamentos sobre o comportamento alheio e aceitou a metade dos trabalhos voluntários oferecidos aos “comidas caseiras”.
O canal de humor Awaken With JP e sua sátira com a turma dos orgânicos.
Moral da história, segundo o estudo: compradores de orgânicos se acham moralmente superiores aos demais. Também pensam que ao comprar orgânicos já estão realizando um bem ao mundo, sem precisar usar de simpatia no dia a dia.
É claro que isto não é uma regra e este estudo não diz que TODOS os compradores de orgânicos possuem este perfil.
Saiba mais
O estudo, na mídia: Buying organic makes you selfish, research shows — this explains the Whole Foods parking lot.
O site da neurocientista Rachel Herz.