“Esse é o momento de estar na agricultura”, aponta o Eng. Agr. Dr. Marcos Fava Neves

Palestrante do III Fórum Estadual do Agronegócio destacou o momento positivo que o agronegócio brasileiro vive

O III Fórum Estadual do Agronegócio, que teve início hoje (15), em Passo Fundo, contou com a palestra de abertura do engenheiro agrônomo e doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves.

Fava Neves destacou em sua palestra que o agronegócio brasileiro, que registrou nesta safra mais um recorde – de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume colhido atingiu mais de 116 milhões de toneladas -, vive um momento positivo e que é a hora para todos os produtores rurais serem otimistas, mesmo com os empecilhos que o país impõe.  “É preciso desmontar parte deste aparato estatal, gordo e ineficiente, que só atrapalha os produtores que geram riqueza”.

 

 

Em sua palestra, moderada pelo engenheiro agrônomo mestre Luiz Gustavo Floss, Neves salientou a importância da mudança nas atitudes dos brasileiros, quando comparada a de outros países. “Eu estava na África do Sul há pouco tempo e a agenda deles é muito parecida com a nossa, de greves, bloqueios, invasão, de terceiro mundo, os americanos e europeus já são de inovação, abrir os mercados, sustentabilidade, nós precisamos abandonar a agenda de greves, bloqueios, crimes, Estado inchado, precisamos mudar, peço engajamento, em outubro, para conseguir avançar democraticamente”.   Ele ainda destacou que não é necessário trabalhar em um tabelamento de preços no Brasil, pois isso o mercado define, mas sim trabalhar nos custos, para que sejam diminuídos e a margem de lucro do produtor aumente.

 

 

Fórum

 

A programação do fórum segue até amanhã (16). Na noite de hoje, haverá a palestra magna do Ex-ministro da Agricultura e Abastecimento, Roberto Rodrigues, a partir das 19h30.

 

Posts relacionados