DJI lança novo drone especial para agricultura

novo drone

Com 6 câmeras, novo P4 Multispectral dispensa o uso de sensores de terceiros nos mapeamentos NDVI e ainda vem com RTK

O novo Phantom da DJI (chamado agora só de P4) é muito parecido fisicamente com o modelo RTK lançado recentemente, mas com uma grande diferença técnica: vem com 6 câmeras. Conforme especificações do fabricante, são uma câmera RGB e uma sistema multiespectral com um arranjo de 5 câmeras, incluindo as faixas de cores azul, verde, vermelho, borda vermelha e infravermelho próximo, através de imagens em 2 MP obtidas por um obturador global em um estabilizador triaxial.

As câmeras do P4 Multispectral: dois iPhones XI Pro voando na lavoura 🙂

O drone é capaz de exibir na tela de controle a análise NDVI em tempo real durante o voo na lavoura, com um tempo máximo de 27 minutos e até 7km de alcance (o que pode variar muito, na prática).

Imagem RGB normal e NDVI, lado a lado.

O preço não foi divulgado e a DJI apenas disponibilizou alguns dados técnicos e um formulário de contato para os interessados, ao final deste link.

Novo drone não bate o Phantom RTK em qualidade de imagem

O P4 Multispectral não enterra de vez o Phantom 4 RTK, os dois são posicionados em mercados diferentes, já que a câmera RGB do novo drone tem sensor CMOS de 1/2.9” (com pixels efetivos de 2,08 MP). O Phantom RTK tem sensor de 1 polegada e 20MB de pixels efetivos (entre outras features superiores na câmera), dando um banho em qualidade de imagem.

Posts relacionados