Colheitadeira Ideal em chamas: agricultor canadense grava tudo

Colheitadeira Ideal em chamas

Mike Mitchell, agricultor da província de Saskatchewan, postou um vídeo com o “durante e depois” do sinistro ocorrido durante a noite

Uma colheitadeira Ideal em chamas, no meio da noite em uma região sem cobertura de celular. Este é o cenário da tragédia gravada por Mike Mitchel, agricultor e youtuber nas horas vagas lá do Canadá. Ninguém ficou ferido no incêndio, ocorrido cerca de três semanas atrás em uma lavoura de grão-de-bico.

Colheitadeira Ideal em chamas

Tudo começou quando o operador notou algo “azul” no retrovisor, gritou “fogo!” no rádio para chamar a equipe e pulou da colheitadeira. Em segundos, a máquina já estava completamente tomada pelas chamas.

Como estavam trabalhando em comboio, os outros operadores imediatamente começaram a combater minimamente o fogo, protegendo o perímetro, até a chegada de um trator para circular o incêndio e salvar o resto da lavoura. Na correria, explosões dos pneus, o diesel queimando e muito vento.

O vídeo de Mike Mitchell tem 42 minutos e foi gravado em momentos diferentes, durante e depois do sinistro.

Depois de algum tempo, os bombeiros da cidade chegam ao local e prestam o devido socorro.

Colheitadeira Ideal em Chamas – Algumas semanas depois

Só sobrou sucata torrada. Vai direto para a reciclagem.

Aos 25 minutos do vídeo, o Mike volta para o local do sinistro (algumas semanas depois) e mostra a colheitadeira “torrada”, em detalhes. Muito metal retorcido e praticamente só a ponta da plataforma Honey Bee sem marcas do fogo.

A causa do incêndio

De acordo com o Mike, o incêndio foi causado por aquecimento em uma das caixas de engrenagens do rotor (direito), após vazamento de óleo.

A combinação de aquecimento das engrenagens, óleo na palha e proximidade do tanque de combustível de plástico foram determinantes no sinistro.

A colheitadeira estava trabalhando com o rotor em baixa rotação (300 rpm) colhendo grão-de-bico. Um último detalhe: o próprio agricultor conferiu no dia seguinte todos os rolamentos da máquina e nenhum apresentava defeito. O cara é detalhista. Agora é aguardar uma Ideal novinha, totalmente paga pelo seguro.

Veja também

Nova colheitadeira AGCO Massey Ferguson Ideal

Posts relacionados