Braço articulado da plataforma consegue erguer o trabalhador até 112 metros de altura e ainda bombear água
A Bronto Skylift é uma empresa da Finlândia com unidades na Alemanha, Suécia, Suíça e Estados Unidos, pertencente ao grupo japonês Morita.
Especializada em veículos para combate a incêndios, sua linha High-rise fire possui caminhões com plataformas aéreas que atingem a impressionante marca de 112 metros de altura para o atendimento de ocorrências e reparos especiais em prédios, torres eólicas e, de forma inversa, trabalhos em declive acentuado.
A linha F de plataformas trabalha também com outros modelos além da recordista F 112 HLA, em versões de 81, 90 e 104 metros. Todas erguem até 500 kg de carga, alcançam em média 25 metros para a frente da base (obviamente descontando a altura) e o sistema hidráulico bombeia 3800 litros por minuto. O caminhão leva 40 segundos para nivelar e começar a trabalhar.
No Brasil, algumas unidades da Bronto Skylift foram compradas por órgãos de governo e bombeiros voluntários, como na cidade de Joinville, SC. Em 2010, foi feita a aquisição de uma plataforma de 54 metros ao custo de 1,7 milhão de euros.