Arroba da Vaca ou do Boi: como surgiu a unidade de medida para gado

arroba da vaca

Arroba da Vaca ou do Boi – você já ouviu esta frase por aí

A arroba da vaca ou do boi é uma expressão comum no cotidiano do agronegócio brasileiro. A arroba é uma unidade de massa que equivale em terras brasileiras a 15 kg.

Em “terras brasileiras” pois o valor difere de país para país. Na Arábia Saudita, equivale a 11,3 kg. Em regiões da Espanha 16,3 kg e no Brasil e em Portugal 14,688 kg, arredondados para 15kg.

Taula de Ariza, texto de 1448 com o que pode ser o primeiro uso registrado de @ no mundo.

Uma arroba equivale a quarta parte do quintal  – o nome arroba vem do árabe al-rub (quarta parte) ou arrúb no árabe hispânico -, outra unidade de medida. O quintal era considerado pelos antigos como o peso que uma mula poderia carregar. Para deixar tudo mais complicado, este também tinha variações.

Pausa no preço do boi gordo para falar do @ “arroba” da internet

 

arroba da vaca

O arroba do teclado e símbolo que separa o usuário do servidor no endereço de e-mail tem uma origem diferente. Ele começou a aparecer nas máquinas de escrever antes do final do século 19 para ser usado como “A Comercial”. Nos países de língua inglesa, o @ era abreviatura de “comercial at”, antecedendo o preço dos produtos por unidade. Ex. 3 livros @ £20 = £60. Via Wikilengua.

Cotações – Preço do Boi Gordo e outras, consulte aqui.

Veja mais Curiosidades no Blog do Farmfor.

Posts relacionados