O cachorrinho acha de tudo, até maconha.


Fiscais da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), com a ajuda do cão farejador Thor, apreenderam 250 pacotes de sementes, importadas sem autorização, de flores, de maconha e de vegetais – tomate, abóbora e outras olerícolas. Os produtos serão destruídos.

A apreensão dos auditores fiscais agropecuários, em trabalho conjunto com os técnicos de fiscalização, foi realizada nos dias 27 e 28 de março no Centro de Encomendas Expressas do Correio Internacional, em Pinhais, Curitiba, Paraná. O Centro recebe encomendas do mundo inteiro.

As sementes irregulares oferecem grande risco sanitário pela possibilidade de conterem pragas de difícil combate, já que podem ser desconhecidas no Brasil. O risco associado a introdução de pragas no território nacional, a partir desse tipo de material, é maior que o associado aos produtos agropecuários finais. Sementes são propagadas com grande capacidade de multiplicação.

Escondidas em livros, brinquedos, envelopes, e tubos de ensaio, em pequenas dimensões, as sementes quase sempre não são detectadas no raio X. Por isto, a importância do trabalho dos cães farejadores, os quais possuem percentual de acerto superior a 99% ao inspecionar as encomendas e bagagens. Os animais são capazes até de detectar odores residuais de produtos de uso veterinário.

Em 2017 o Vigiagro fez 13 mil interceptações nos diversos aeroportos brasileiros. Noventa por cento do total eram produtos vegetais.

Fonte: Ministério da Agricultura.

O Blog do Farmfor precisa da sua ajuda


Desde 2016, procuramos levar o melhor em dados e curiosidades da agricultura mundial para os produtores brasileiros.
Nossa principal plataforma de trabalho, o Facebook, tornou-se inviável por conta dos cortes no alcance de nossas publicações, fazendo com que alguns textos sejam vistos por menos de 100 pessoas, em um universo com mais de 170 mil seguidores (fevereiro de 2018).
Sendo assim, solicitamos a ajuda daqueles que curtem nosso trabalho, frequentando a página, compartilhando conteúdo para os amigos e postando links em seus WhatsApps pessoais. Desta forma, vale a pena continuar. Contamos com a sua ajuda!

Gostou do texto? Confira outras publicações em nossas tags:


Tratores Colheitadeiras Gambiarras Pulverizadores
Plantadeiras John Deere Valtra Case IH
New Holland Claas Massey Ferguson