Pastejo rotacionado sem cercas, controlado por celular

Pastejo rotacionado

Startup americana promete sistema de piquetes virtuais, com cercas eletrônicas.

 

A startup californiana Vence, baseada na cidade de San Diego, recebeu um aporte de US$ 2,7 milhões de dólares para desenvolver o seu produto: um sistema de “piquetes virtuais” capaz de controlar o rebanho no pasto sem cercas, físicas ou elétricas.

O animal recebe um brinco especial, com GPS e comunicação sem fio, capaz de se comunicar com os servidores da empresa e controlar o posicionamento, emitindo sons ou dando pequenos choques quando ele se aproxima do limite da área determinada para o pastejo.

Do celular, os administradores controlam o rebanho e modificam em tempo real os espaços delimitados para o pastejo, quando necessário.

 

A iniciativa tem o suporte do Rabobank. Vale lembrar que a ideia de cerca virtual não é nova, mas a miniaturização e as possibilidades no mundo da eletrônica agora tornaram estes dispositivos mais baratos. Para grandes pecuaristas, nem precisa ser “muito barato”: há registros de propriedades americanas que gastam mais de US$ 500 mil por ano com a construção e manutenção de cercas.

Além do piquete virtual, os brincos sensores ainda monitoram diversos sinais vitais e a atividade dos animais. As vendas estão começando, através do site (em inglês).

 

Posts relacionados