MST invade e arrasa fazenda no Pará, outra vez

A Fazenda Mutamba em Marabá foi destruída por integrantes do movimento

 

Marabá é um município do estado do Pará, no norte do Brasil, situado logo acima de Parauapebas, quase fronteira com os estados do Maranhão e Tocantins. Seu território é enorme, com 15 milhões de km2 (São Paulo tem 1522!) e cerca de 1/5 desta área é ocupada por reservas florestais (Itacaiuna e Tapirapéaquiri) e a reserva biológica do Tapirapé.

É nesta região que está localizada a Fazenda Mutamba, que segundo a Revista Veja foi “visitada” mais uma vez pelo MST neste domingo, 23 de julho. Um grupo de 60 pessoas entrou na propriedade e queimou equipamentos, derrubou construções e queimou o que conseguiu. Tudo isso para vingar a ordem judicial que mandava os invasores se retirarem do local.

 

 

Vídeo da situação após a depredação, narrado por um policial que atendeu a ocorrência, publicado pelo blog de Augusto Nunes, na Veja.

 

Imagens do local

 

 

No passado, a propriedade já foi invadida, vacas prenhas (receptoras de embriões) foram mortas e esquartejadas, onde homens armados retiraram os bezerros dos ventres e levaram as carnes dos animais. Em outra ocasião, mataram mais de 30 animais.

Este é o Brasil. Mas, no Pará, distante da ação mais rápida das forças policiais e da justiça, tudo é mais complicado.

Acompanhem as notícias da região no Diário do Pará.

Posts relacionados