Fazenda indoor controlada por robôs é inaugurada na Califórnia

Fazenda Indoor

Uma fazenda indoor é a aposta da startup Iron Ox, empresa baseada na Califórnia que pretende produzir folhosas em um ambiente totalmente controlado e operado por computadores, sem qualquer interação humana.  Por trás da ideia, uma equipe liderada por Brandon Alexander, ex-empregado do Google em um laboratório de pesquisas com passagem também pela prestigiada incubadora de negócios especializada em robótica Willow Garage.

Robô Angus

 

Fazenda indoor, mas pode chamar de estufa

A fazenda indoor nada mais é do que uma mega estufa com bandejas cultivando vegetais com hidroponia. Diversas “lidas” do transplantio até a colheita são realizadas por robôs, sendo o principal chamado curiosamente de “Angus”. Sem pernas ou a aparência tradicional de um robô, trata-se de um enorme cavalete que se move acima das bandejas.

https://www.youtube.com/watch?v=m_RXm119XPM

Iron Ox e sua estrutura, em vídeo.

 

A estufa da empresa fica em San Carlos, um subúrbio da cidade de São Francisco, na Califórnia. Em operação desde o início do mês, pretende fornecer sua produção para restaurantes da região. E os robõs vão precisar suar as engrenagens: a empresa já gastou mais de 6 milhões de dólares de investidores para desenvolver o sistema. É muita alface para pagar esta conta.

 

 

Posts relacionados