Depois do trator sem motorista, a colheitadeira sem operador

colheitadeira sem operador

Tecnologia russa usa câmeras para detectar obstáculos e limites da colheita.

 

Uma empresa da Rússia chamada Cognitive Technologies está desenvolvendo sistemas de reconhecimento de imagens que, acoplados em colheitadeiras, permitem que a máquina realize todo o trabalho sem operador.

O sistema é capaz de detectar obstáculos, medir o limite da lavoura e identificar a diferença do terreno onde já houve colheita. Diferente de outras tecnologias, na Cognitive tudo é centrado em uma única câmera de vídeo.

Por trás das pesquisas, uma mulher. Olga Uskova é a empreendedora que coordena a iniciativa e também investe em outras áreas como segurança urbana (sensores em viaturas da polícia) e engenharia de trânsito.

https://youtu.be/PbUETifhDyU

 

 

Em agosto deste ano, o primeiro teste do sistema em uma colheitadeira foi realizado, depois de 5 anos de pesquisa. A empresa espera colocar no mercado um produto final até 2023, por uma fração dos custos encontrados em sistemas similares das grandes marcas.

A Cognitive Technologies ainda trabalha em conjunto com a estatal russa Kamaz para colocar em atividade, durante a Copa do Mundo de 2018, o primeiro caminhão totalmente autônomo do país. Provavelmente, uma jogada de marketing similar ao nosso exoesqueleto, exibido para o mundo durante a copa no Brasil.

Acompanhem tudo sobre iniciativas deste tipo através do nosso blog, na tag “Driverless”.

Posts relacionados