Cânhamo como silagem em propriedade na Holanda

Cânhamo como silagem

Planta inteira da maconha industrial (sem os efeitos da prima conhecida) é fornecida para rebanhos no país

 

O cânhamo, ou maconha industrial, tem menos de 1% de THC, o composto psicoativo da conhecida maconha. É usado na Itália para recuperação de solos degradados ou contaminados. Em outras palavras: não dá liga.

No vídeo abaixo, uma lavoura de cânhamo em ponto de corte, com ensiladeira New Holland FR 9050 rebocando uma enfardadeira BB960A, da mesma marca. Na sequência, um trator com implemento plastifica o fardo. O sistema no geral é muito interessante.

 

 

O cânhamo dá uma planta alta, com cerca de 2,5 m de altura e rebrota após o corte, se o mesmo for realizado antes do ciclo reprodutivo. É mais rústico, com um trato bem mais simples e barato. Não é qualquer ensiladeira que trabalha com a planta, visto que os caules são fibrosos e alguns chegam 5cm de diâmetro.

A cultura é proibida em muitos países e os grupos defensores da atividade se dividem em aqueles com puro interesse agronômico, defendendo atividades industriais à partir da planta em diversos setores e outros com a retórica de liberar a maconha pois a planta serve para isso e aquilo. Os grupos que defendem a liberação da maconha como droga até prejudicam alguns negócios já estabelecidos de subprodutos da maconha industrial por estarem associados à cultura “marijuana” ou usam seus símbolos para a venda.

Sobre a alimentação animal, os dados são poucos. Existem relatos de rendimentos similares a outras plantas tradicionais, mas com palatabilidade superior e cochos limpos após o fornecimento.

E você? daria silagem de cannabis para as suas vacas leiteiras?

Posts relacionados