Deputado sai em defesa dos produtores de bananas do Brasil, contra a importação do produto equatoriano.

O Deputado Federal e pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro tem falado sobre a importação de bananas do Equador desde 2014, quando alertou na tribuna sobre os perigos sanitários da entrada do produto no Brasil.

O assunto voltou à tona nesta semana, com a liberação (de fato) da importação de bananas equatorianas e a revelação de arranjos que demonstram a vontade do governo federal neste caso, que é a liberação total (e supostamente fiscalizada) das compras.

Bolsonaro participará de uma reunião com os produtores do Vale do Ribeira nesta segunda, na ABAVAR (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira) na cidade de Registro, em SP, para discutir novamente a questão com os enfurecidos produtores.

Mercados bem diferentes

O brasil tem 475 mil hectares plantados com banana, com uma produção de 6,8 milhões de toneladas. Já o Equador possui 162 mil hectares plantados, mas é um dos maiores exportadores do mundo.

E o sapato?

No toma-lá-dá-cá do comércio internacional fala-se que a liberação da importação vem para facilitar a exportação de calçados brasileiros para o Equador, sobretaxados nos últimos meses em represália ao bloqueio das bananas.

Saiba mais sobre o mercado mundial de bananas:

Banana Market Review – FAO (pdf).

Dados sobre banana na Embrapa.

Relatório do governo do Equador sobre o setor de bananas, em inglês, aqui.

Posts relacionados