A Páscoa 2016 está aí. Saiba quantas barras de chocolate rende um hectare de cacau

O Brasil está entre os maiores produtores de cacau no mundo e 50% dos cacauicultores do país estão na Bahia.


Pode-se dizer que o cacau, no imaginário brasileiro, lembra imensos galpões com amêndoas secando ao sol, servindo de fundo para romances e novelas da Rede Globo. Talvez as pessoas lembrem que o Brasil já foi um grande produtor mundial até a ocorrência da vassoura de bruxa, um fungo que dizimou boa parte das plantações por aqui.

Com muita pesquisa e trabalho, recuperamos a atividade e hoje estamos entre os 6 maiores produtores do mundo e, nesta páscoa, o cacau do seu chocolate tem grande chance de ser produto "Made in Brazil".

Mas vamos ao título: Prometemos um número e vamos explicar aqui (ou tentar) como chegaremos ao valor de barras por hectare. Como o chocolate industrial encontrado no supermercado tem uma infinidade de ingredientes além do cacau (recheios diversos, leite em pó, soja, açúcar) vamos focar naquela barra que fica lá no cantinho, naqueles chocolates mais caros e com uma porcentagem bem grande na frente, indicando a quantidade de cacau na iguaria. Estas barras geralmente estão em um segmento premium que tem crescido nos últimos anos. Algumas empresas replicam a marca do chocolate em formato de ovo para a venda na Páscoa (e algumas pessoas correm para o Facebook e publicam aqueles memes dizendo que são o mesmo produto com preços diferentes, o que não é verdade).

Uma amêndoa de cacau sai do fruto e passa por diversos processos (secagem, fermentação, retirada da casca, etc) e perde massa. Em 1kg de cacau estão cerca de 309 amêndoas, que viram 700 gramas de nibs após o processo industrial nesta variedade e neste segmento premium. Um chocolate de 200 gramas tem 140 gramas de cacau. Note que este tipo de produto costuma ser vendido no formato internacional de 2oz (56 gramas).

Levando em consideração a produção de 750 kg por hectare (já secos), são cerca de 1000kg de "chocolates 70%" ou fantásticas 5000 barras ou ovos de 200 gramas por hectare.

Imagine esta conta com muito menos cacau nos segmentos mais simples do mercado. Mas precisamos lembrar que a produtividade também é muito variável no mundo todo, de 300 até 2400 kg por hectare. E a perda após secagem também varia. A fruta rende muitos outros subprodutos além do chocolate, que são aplicados em diversas indústrias e até mesmo na ração de animais.

Curiosidades sobre o chocolate

Quantas amêndoas estão em uma barra de chocolate? (em inglês)
O mercado do cacau (SEBRAE)